Programa Ciranda de Pais
O programa ciranda de pais tem como pressuposto fundamental o envolvimento da família (compreendida na sua diversidade mãe, pai ou o adulto responsável) para o desenvolvimento integral das crianças. A importância da família é determinante para a permanência da criança na escola e para a qualidade das sua aprendizagens escolares.
A base científica do Programa CIRANDA DE PAIS é resultado da tese de doutorado da Prof. Cristiane Regina Arns de Oliveira, realizado entre 2007 e 2010 pela Universidade de Fribourg (Suíça) no campo das Ciências da Educação. Essa pesquisa financiada 100% pelo Fundo Nacional Suíço foi desenvolvida no Brasil com 120 famílias de duas escolas públicas.
A pesquisa recebeu a menção máxima Summa cum Laude e foi publicada na íntegra pela Editora L'Harmattan/ Paris (2013) “Famille, Ecole, Apprentissages scolaires. Rapports entre le discours parental et les apprentissages scolaires des enfants dans les milieux populaires au Brésil ” (Família, Escola, Aprendizagens escolares. Relações entre o discurso dos pais e as aprendizagens escolares das crianças de meios populares no Brasil).
Os resultados da pesquisa apontaram que a participação da família no cotidiano da criança é determinante para o seu desenvolvimento saudável e para a sua permanência na escola em contextos de grande vulnerabilidade social. O discurso que os pais têm sobre a escola apresenta um grande impacto na vida escolar das crianças mesmo em comunidades com pouca escolaridade e com dificuldades econômicas e sociais. Esses dados são a base da proposta de trabalho com o programa Ciranda de Pais- ou seja- criar com os pais e a comunidade escolar estratégias para fortalecer a continuidade da criança na escola e o seu desenvolvimento integral.